Oficina de
Automaquiagem
O curso
1. DESCRIÇÃO E HISTÓRICO DO PROJETO
O aumento da competitividade no ambiente de trabalho, as grandes mudanças ocasionadas pela globalização e o movimento de empoderamento feminino acabaram gerando um estímulo quanto à necessidade de melhorar autoestima feminina e gerar mais confiança nas relações sociais.
Conforme apontado por Martins e Ferreira (2020), a “autoestima faz parte da identidade pessoal é o jeito de olhar para si mesmo, de perceber as qualidades, são as crenças e sentimentos de importância e valor”. Nesse sentido, engloba um componente predominantemente afetivo, expresso numa atitude de aprovação/desaprovação em relação a si própria (BUENO-PACHECO, 2020 apud ROSENBERG, 1965).
Nesse contexto é imprescindível garantir condições de promoção ao autocuidado e a saúde (DE ALBUQUERQUE PINHEIRO, 2020). Tais cuidados devem se estender ao público proveniente de comunidades vulneráveis, permitindo elevar a autoconfiança, a sensação de bem-estar e o empoderamento, possibilitando se enxergarem de forma positiva e confiante perante a sociedade.
Uma grande aliada da autoestima feminina é a maquiagem. É inegável que todas as mulheres devem possuir autoestima para sentirem-se bem, com ou sem make. Mas, é fato que uma pele bem-feita, um delineado e um belo batom realçam ainda mais a beleza da mulher e melhoram sua autopercepção.
Em uma pesquisa realizada no ano de 2020 e encabeçada pelo grupo de analíticos da Picodi.com, observa-se que há um considerávél percentual de mulheres brasileiras que não fazem maquiagem. Se pudermos inferir sobre o estudo apresentado, podemos dizer que esse percentual será maior quando analisarmos mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Dessa forma, o presente projeto apresenta uma alternativa para resgatar a autoestima e a vaidade de mulheres que encontram-se em situação de vulnerabilidade, proporcionando conhecimentos sobre automaquiagem e exercitando na prática tais conhecimentos. A oficina de automaquiagem se apresenta como um grande aliado para dia a dia dessas mulheres, permitindo o conhecimento da sua própria pele, seu rosto, seus traços, suas características, e permitindo que as mulheres identifiquem quais produtos são ideais para o seu tipo de pele, auxiliando na valorização do seu estilo pessoal.
2. ESCOPO DO PROJETO
2.1. Nome do Projeto:
Oficina de Automaquiagem
2.2. Proponente
O Projeto será ofertado pela LN Serviços Educacionais, empresa que oferece programas de educação corporativa e serviços de consultoria educacional.
A LN Serviços Educacionais, com foco no digital learning, tem como propósito engajar pessoas e o mercado de trabalho por meio da capacitação profissional e do conhecimento na prática no trabalho, atingindo suas metas e resultados empresariais.
2.3. Carga Horária
06 horas.
2.4. Público-Alvo
Mulheres provenientes de comunidades carentes do Distrito Federal e Entorno.
2.5. Objetivos
2.5.1. Geral
Promover a valorização da autoestima feminina por meio de conhecimentos teóricos e práticos sobre automaquiagem.
2.5.2. Especificos
Ao término da atividade o participante deverá ser capaz de:
- Realizar o cuidado da sua pele antes da maquiagem;
- Conhecer os passos para preparação da pele
- Saber a importância de remover a maquiagem.
2.6. Conteúdo Programático
Unidade I: Realizar o cuidado da sua pele antes da maquiagem
- Limpeza
- Correção
- Iluminação
Unidade II: Conhecer os passos para preparação da pele
- Primer;
- Base;
- Corretivo;
- Pó facial;
- Blush;
- Olhos;
- Batom;
- Cílios postiços.
Unidade III: Saber a importância de remover a maquiagem
- Principais etapas para remoção da maquiagem;
- Limpeza da pele;
- Hidratação da pele
2.7. Metodologia
Será desenvolvida com ênfase na andragogia, baseando-se nas motivações e no autoconhecimento demonstrado pelos participantes. Além disso serão priorizados conteúdos e contextos do dia-a-dia dos participantes, tornando a aprendizagem mais próxima da realidade de cada participante.
2.8. Recursos (Infraestrutura/Equipamentos)
A Sala de aula deve possuir espaço suficiente para 20 pessoas, com carteiras. Os equipamentos à serem utilizados serão de responsabilidade da LN Serviços Educacionais.
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BUENO-PACHECO, Alexandra et al. Estructura factorial, invarianza y propiedades psicométricas de la Escala de Autoestima de Rosenberg en el contexto Ecuatoriano. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación-e Avaliação Psicológica, v. 3, n. 56, p. 87-100, 2020.
DE ALBUQUERQUE PINHEIRO, Talita et al. Relação dos procedimentos estéticos com satisfação da autoimagem corporal e autoestima de mulheres. Revista Cathedral, v. 2, n. 1, 2020.
MARTINS, S. R. G.; FERREIRA, Zamia Aline Barros. A importância dos procedimentos estéticos na autoestima da mulher. Revista de psicologia, v. 14, n. 53, p. 442-453, 2020