top of page

Oficina de Ambientação

Inicial em Informática

O curso

1. DESCRIÇÃO E HISTÓRICO DO PROJETO

   Muitos são os desafios impostos à socieade do século XXI, o crescimento acelerado dos grandes centros metropolitanos geram demandas relacionadas à saúde, segurança, educação e transporte. Dentre estes, destaca-se a carência no âmbito da formação, capacitação e aperfeiçoamento profissional, pois este tem se caracterizada como uma barreira para as classes menos favorecidas.

   Uma boa parcela da sociedade possui amplo acesso à qualificação profissional, isso porquê podem arcar com os custos inerentes aos programas de formação oferecidos pelo mercado. Contudo, a população de baixa renda, por falta de oportunidade ou de acesso acaba sendo excluída do mercado de trabalho por não possui o mesmo nível de qualificação profissional.

   Dentre os vários cenários de desigualdade existentes no Brasil, a desigualdade digital apresenta-se como uma das mais relevantes. Vivemos atualmente na era da informação, a cada momento somos surpreendido com novas tecnologias que surgem para facilitar as atividades de nosso cotidiano e proporcionar mais comodidade, segurança e agilidade em nossas atividades diárias. Apesar da “revolução digital”, boa parte da população brasileira ainda vive alheia à essa realidade, não possuindo conhecimentos básicos em informática. 

   Tal cenário ficou ainda mais evidente com a pandemia do COVID-19, sendo que as medidas de distanciamento social mostraram que trabalhar e estudar remotamente é impossível para boa parte da população.

  Conforme estudo realizado pelo TIC Domicílios 2019, que tem o objetivo de mapear o acesso às tecnologias de informação e comunicação - TIC nos domicílios urbanos e rurais do país e as suas formas de uso por indivíduos de 10 anos de idade ou mais, apenas 39% dos domicílios brasileiros possuem computador, sendo que há uma grande disparidade entre os domicílios da classe A para os de classe DE.

    Visando minimizar a disparidade existente no que diz respeito à inclusão digital, o presente projeto visa a oferta de Capacitação Profissional em Informática para população de baixa renda, na tentativa de resgatar essas pessoas para a sociedade digital, mostrando-lhes o seu valor como indivíduo e sua importância no sistema produtivo do pais.

2. ESCOPO DO PROJETO

2.1. Nome do Projeto:

Projeto de Curso de Ambientação Inicial em Informática

2.2. Proponente

O Projeto de Formação Inicial em Informática será ofertado pela LN Serviços Educacionais, empresa que oferece programas de educação corporativa e serviços de consultoria educacional. A LN Serviços Educacionais, com foco no digital learning, tem como propósito engajar pessoas e o mercado de trabalho por meio da capacitação profissional e do conhecimento na prática no trabalho, atingindo suas metas e resultados empresariais.

2.3. Objetivos

2.3.1. Geral

Promover a valorização do indivíduo mais carente e facilitar a sua integração no mercado de trabalho, através da realização de ambientação inicial na área de informática.

2.3.2. Especificos

Ao término da atividade o participante deverá ser capaz de: Conhecer os principais componentes de hardware que integram o computador;  Operar as funções básicas do Windows; Utilizar o navegador de internet.

2.4. Conteúdo Programático

Unidade I: Conhecendo o computador

- Um pouco de história

- CPU

- Teclado

- Mouse

- Monitor

- Outros componentes

Unidade II: Hardware e Software

- Ligando o computador

- O ambiente de trabalho do Windows (Principais características); o Área de trabalho; o Menu Iniciar; o Inicipando, maximizando, minimizando e fechando programas;

- Lixeira do Windows.

Unidade III: Navegador de Internet

- Funções do navegador de internet;

- Principais navegadores de internet;

- Utilizando o navegador para pesquisas.

2.5. Metodologia

   A proposta consiste na oferta de curso de ambientação inicial em Informática, com duração de 08 horas para indivíduos carentes, que precisam ingressar, retornar ou se manter no mercado de trabalho.

   O curso será aplicado em parceria com o Instituto Federal do Goiás – IFG, unidade de Aguas lindas, situado na Rua 21, Área Especial 4, Jardim Querência. CEP: 72.910- 733 - Águas Lindas de Goiás-GO que cederá o laboratório de informática 214, com capacidade máxima de 20 alunos.

  O curso será desenvolvido com ênfase na andragogia, baseando-se nas motivações e no autoconhecimento demonstrado pelos participantes. Além disso serão priorizados conteúdos e contextos do dia-a-dia dos participantes, tornando a aprendizagem mais próxima da realidade de cada participante. 

2.6. Recursos (Infraestrutura/Equipamentos)

2.6.1. Laboratório de informática 

O laboratório de informática deve possuir de 20 a 40 computadores com acesso à internet.

2.6.2. Equipamentos

Os equipamentos à serem utilizados serão de responsabilidade da LN Serviços Educacionais.

image 1 0 inf basica.PNG
bottom of page