Oficina de Ambientação
Inicial em Informática
O curso
1. DESCRIÇÃO E HISTÓRICO DO PROJETO
Muitos são os desafios impostos à socieade do século XXI, o crescimento acelerado dos grandes centros metropolitanos geram demandas relacionadas à saúde, segurança, educação e transporte. Dentre estes, destaca-se a carência no âmbito da formação, capacitação e aperfeiçoamento profissional, pois este tem se caracterizada como uma barreira para as classes menos favorecidas.
Uma boa parcela da sociedade possui amplo acesso à qualificação profissional, isso porquê podem arcar com os custos inerentes aos programas de formação oferecidos pelo mercado. Contudo, a população de baixa renda, por falta de oportunidade ou de acesso acaba sendo excluída do mercado de trabalho por não possui o mesmo nível de qualificação profissional.
Dentre os vários cenários de desigualdade existentes no Brasil, a desigualdade digital apresenta-se como uma das mais relevantes. Vivemos atualmente na era da informação, a cada momento somos surpreendido com novas tecnologias que surgem para facilitar as atividades de nosso cotidiano e proporcionar mais comodidade, segurança e agilidade em nossas atividades diárias. Apesar da “revolução digital”, boa parte da população brasileira ainda vive alheia à essa realidade, não possuindo conhecimentos básicos em informática.
Tal cenário ficou ainda mais evidente com a pandemia do COVID-19, sendo que as medidas de distanciamento social mostraram que trabalhar e estudar remotamente é impossível para boa parte da população.
Conforme estudo realizado pelo TIC Domicílios 2019, que tem o objetivo de mapear o acesso às tecnologias de informação e comunicação - TIC nos domicílios urbanos e rurais do país e as suas formas de uso por indivíduos de 10 anos de idade ou mais, apenas 39% dos domicílios brasileiros possuem computador, sendo que há uma grande disparidade entre os domicílios da classe A para os de classe DE.
Visando minimizar a disparidade existente no que diz respeito à inclusão digital, o presente projeto visa a oferta de Capacitação Profissional em Informática para população de baixa renda, na tentativa de resgatar essas pessoas para a sociedade digital, mostrando-lhes o seu valor como indivíduo e sua importância no sistema produtivo do pais.
2. ESCOPO DO PROJETO
2.1. Nome do Projeto:
Projeto de Curso de Ambientação Inicial em Informática
2.2. Proponente
O Projeto de Formação Inicial em Informática será ofertado pela LN Serviços Educacionais, empresa que oferece programas de educação corporativa e serviços de consultoria educacional. A LN Serviços Educacionais, com foco no digital learning, tem como propósito engajar pessoas e o mercado de trabalho por meio da capacitação profissional e do conhecimento na prática no trabalho, atingindo suas metas e resultados empresariais.
2.3. Objetivos
2.3.1. Geral
Promover a valorização do indivíduo mais carente e facilitar a sua integração no mercado de trabalho, através da realização de ambientação inicial na área de informática.
2.3.2. Especificos
Ao término da atividade o participante deverá ser capaz de: Conhecer os principais componentes de hardware que integram o computador; Operar as funções básicas do Windows; Utilizar o navegador de internet.
2.4. Conteúdo Programático
Unidade I: Conhecendo o computador
- Um pouco de história
- CPU
- Teclado
- Mouse
- Monitor
- Outros componentes
Unidade II: Hardware e Software
- Ligando o computador
- O ambiente de trabalho do Windows (Principais características); o Área de trabalho; o Menu Iniciar; o Inicipando, maximizando, minimizando e fechando programas;
- Lixeira do Windows.
Unidade III: Navegador de Internet
- Funções do navegador de internet;
- Principais navegadores de internet;
- Utilizando o navegador para pesquisas.
2.5. Metodologia
A proposta consiste na oferta de curso de ambientação inicial em Informática, com duração de 08 horas para indivíduos carentes, que precisam ingressar, retornar ou se manter no mercado de trabalho.
O curso será aplicado em parceria com o Instituto Federal do Goiás – IFG, unidade de Aguas lindas, situado na Rua 21, Área Especial 4, Jardim Querência. CEP: 72.910- 733 - Águas Lindas de Goiás-GO que cederá o laboratório de informática 214, com capacidade máxima de 20 alunos.
O curso será desenvolvido com ênfase na andragogia, baseando-se nas motivações e no autoconhecimento demonstrado pelos participantes. Além disso serão priorizados conteúdos e contextos do dia-a-dia dos participantes, tornando a aprendizagem mais próxima da realidade de cada participante.
2.6. Recursos (Infraestrutura/Equipamentos)
2.6.1. Laboratório de informática
O laboratório de informática deve possuir de 20 a 40 computadores com acesso à internet.
2.6.2. Equipamentos
Os equipamentos à serem utilizados serão de responsabilidade da LN Serviços Educacionais.